7º mês do bebê – Os primeiros dentinhos
O nascimento da dentição pode vir acompanhado de coceiras na gengiva, baba excessiva e febre alta. Mordedores são grandes aliados nesta fase
A coordenação motora do bebê está cada vez mais evoluída; pega objetos com facilidade, bate um contra o outro para ouvir o barulho e deve até segurar a mamadeira sozinho. Quase independente! Ele já vira de bruços sozinho e os braços a antebraços têm força para empurrá-lo para cima. Por volta do sétimo mês, seu filho já deve estar engatinhando, querendo desvendar o mundo ou apenas a sala da sua casa. Certifique-se de que seu lar é um ambiente seguro para ele; remova objetos que possam cair e quebrar e lacre os armários também. Deixe os brinquedos preferidos do pequeno espalhados pela casa. Isso irá estimulá-lo a engatinhar e a desenvolver seus movimentos.
Outra coisa começa a incomodar o bebê: o nascimento dos dentinhos. Os sintomas mais comuns são baba em excesso, gengiva inchada e a vontade louca de querer levar tudo para a boca. Mantenha sempre um mordedor a mão, pois ele alivia a coceira na gengiva. Outra dica são os mordedores em gel que vão à geladeira, pois o geladinho ajuda a anestesiar o local. A febre alta pode acompanhar a dentição, deixando o bebê mais chatinho. Assim que despontarem, é hora de começar a escová-los, pois dentes de leite também sofrem com cáries. Aliás, isso é uma medida que pode, inclusive, ser adotada com antecedência. Alguns médicos já recomendam massagear a gengiva antes mesmo dos dentes nascerem. Nesta fase a escovação pode ser feita com dedeira, sem nada ou até com uma pasta sem flúor. Aliás, faça isso também após as mamadas da madrugada, se possível.
Se até agora não rolou a primeira viagem, tá na hora de planejar uma. Se for de carro e for longa, uma boa hora para fazê-la é à noite, para que o bebê aproveite o trajeto dormindo, e garanta que, para segurança dele, ele permaneça da cadeirinha.