Vontade frequente de urinar durante a gravidez

Vontade frequente de urinar durante a gravidez

13 Maio 2016 - 20:42
Publicado em:

Um dos questionamentos mais comuns entre as mulheres grávidas diz respeito à vontade frequente de urinar. É normal? Nós já lhe adiantamos: sim. Só é preciso se preocupar caso ela venha acompanhada de qualquer tipo de dor para urinar, o que pode ser um sinal de infecção urinária, bem perigosa durante a gestação

Uma das maiores marcas da gestação é exatamente esta: a vontade de fazer xixi várias vezes por dia. [Crédito: Getty Images]

Mas afinal, porque essa necessidade constante de ir ao banheiro? 

Uma das maiores marcas da gestação é exatamente esta: a vontade de fazer xixi várias vezes por dia. Ela é ainda mais comum durante os primeiros e os últimos três meses da gravidez

No começo, este é um dos sinais que levam a mulher a pensar que está grávida – a vontade frequente de urinar, desde sempre, está associada à gravidez. Isso porque durante o início da gestação o corpo feminino passa por uma série de transformações metabólicas e hormonais, o que leva a esse sintoma. 

Nos últimos três meses de gravidez, o motivo que leva à vontade frequente de urinar é outro: o útero aumentado acaba diminuindo o espaço da bexiga, ao mesmo tempo em que a quantidade de xixi produzida também é maior. 

Sendo assim, mesmo quando você estiver com a bexiga completamente vazia – ou seja, logo após ir ao banheiro – ainda é possível que você tenha a sensação de que ela está cheia, o que se dá por conta da concentração da pressão. 

Outro aspecto que leva a gestante a urinar tantas vezes se dá pelo fato de que, nas idas ao banheiro, nem sempre elas conseguem esvaziar totalmente a bexiga. Esse fato faz com que elas precisem retornar e retornar ao banheiro inúmeras vezes no decorrer do dia.

• Há algo que eu possa fazer para diminuir essa frequência?

Na realidade, não. Esse é um processo natural do organismo, principalmente durante o primeiro e o último trimestre da gestação. Por mais incomodada que você possa se sentir no começo, acredite: uma hora você acaba se adaptando a essa nova “rotina”. 

Uma dica que você pode seguir, por outro lado, é tomar menos água nas duas horas que antecedem o período de sono. Isso evitará que você levante muitas vezes para fazer xixi durante a noite. Mesmo assim, não hesite em continuar tomando pelo menos dois litros de água por dia, o que é essencial para a sua hidratação, e consequentemente, para a saúde do seu bebê

• Quando devo me preocupar?

Como já dissemos anteriormente, a vontade frequente de urinar é normal e comum durante toda a gestação. Sendo assim, você só precisa se preocupar caso sinta: queimação, dores ao urinar ou vontades incontroláveis de fazer xixi que levam à apenas algumas poucas gotas. 

Se você estiver com algum dos sintomas acima, procure o seu médico o quanto antes – estes são sinais de que você pode estar com uma infecção no trato urinário. Caso não tratada, ela pode levar até mesmo a uma infecção nos rins, o que é um grande fator de risco para os partos imaturos. 

No caso de vontades frequentes de urinar sem estes sintomas, não se preocupe: logo, logo você estará livre disso!