Por que realizar pré-natal odontológico ?

Por que realizar pré-natal odontológico ?

02 Julho 2020 - 20:51
Publicado em:

Vamos falar exclusivamente sobre os 270 primeiros dias, correspondentes ao período gestacional.
A mamãe faz 2 pré-natais odontológicos. Neles esclarecemos muitas dúvidas sobre medicação, anestesia, procedimentos e raio-x.
 

O que posso fazer para diminuir a tontura?

Talvez alguns de vocês não saibam, mas tem uma página de avaliação bucal na caderneta da gestante.
As grávidas com doença periodontal tem maior risco de parto prematuro e bebês com baixo poderão nascer com alterações dentárias. Por isso é de EXTREMA IMPORTÂNCIA essas consultas com o dentista.

O primeiro pré-natal odontológico acontece no segundo trimestre de gestação. Nele avaliamos a saúde bucal e dieta da gestante. Porque sabemos que dentro da barriga da mamãe tem início o processo de aptidão a sabores, desenvolvimento e funcionamento de sistemas sensoriais, olfatórios e gustativos. ⠀

O segundo acontece no terceiro trimestre gestacional e, como a barriga da grávida já vai estar grande, a consulta é mais rápida, para não trazer incômodo, mas de FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA. Reavaliamos a saúde bucal e dieta da gestante e, os primeiros cuidados que a mamãe deverá ter com a higiene oral do bebê, o quanto é importante a amamentação exclusiva no peito durante os 6 primeiros meses e os fatores de má oclusão.

Vocês perceberam que nenhuma das duas consultas é indicada no primeiro trimestre da gestação? No primeiro trimestre além dos risos existentes ao feto a mamãe tem muitos enjoos no período, dificultando essa consulta.
Para urgências e emergências atendemos a gestante em qualquer período e dependendo do procedimento entramos em contato com seu médico.

Dra. Thaisa Casteli
CRO/SP. 135993